Requerimentos e Formulários

REQUERIMENTO ÚNICO: os alunos regulares do PPGEL devem preencher o requerimento único para solicitar convalidação de créditos, prorrogação de prazo de exame de qualificação e de defesa, cancelamento de disciplinas, matrícula fora do prazo,  etc.

Atestado de Matricula, Certificado de Conclusão de Disciplina, Certificado de Conclusão de Curso, Diploma, Histórico Escolar, Histórico de Controle são emitidos pelo aluno no site do Portal da Pós-Graduação  – Como emitir

Emissão de certificados e declarações pela secretaria tem o prazo de 10 dias uteis para ficarem prontos.

 

INGRESSO NO PPGEL:

Processo Seletivo – Alunos Regulares:

Processo Seletivo – Aluno Especial:

Aluno de Outra IES que querem cursar disciplina no PPGEL

1) O aluno de outra IES encaminha requerimento solicitando a matrícula na disciplina do PPGEL, 30 dias antes da matrícula do Estudante Especial – ver Calendário Acadêmico da UFMS;
2) O Colegiado do PPGEL irá emitir uma resolução aprovando ou reprovando a matrícula do aluno regular de outro curso até 10 dias antes da matrícula do Estudante Especial- ver Calendário Acadêmico da UFMS;
3) A secretaria faz a matrícula manualmente na data especificada no Calendário Acadêmico.

 

AGENDAMENTO DE SALA: 

O agendamento de sala no prédio da FAALC para as bancas de qualificação ou defesa, e reuniões com os orientandos, deve ser realizado através do Sistema de Agendamento de Espaço Físico da UFMS. Manual de como fazer o agendamento.

 

BOLSA DE ESTUDOS:

 

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA:

 

PROJETO DE PESQUISA – o aluno deverá enviar, via e-mail, o Projeto de Pesquisa em PDF assinado pelo orientador. A entrega deve ocorrer na matrícula do 2º semestre (para o Curso de Mestrado ) e na matrícula do 3º semestre (para o Curso de Doutorado), conforme disposto no § 5º do Art.36, Regulamento dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos de Linguagens da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação.

 

BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO 

Prazo Curso de Mestrado: Art. 50. O estudante do Mestrado deverá qualificar-se, até o prazo máximo de dezoito meses, por meio da apresentação dos resultados parciais de sua pesquisa, em relatório de Qualificação, perante Banca Examinadora. (Regulamento dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos de Linguagens da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação)

Prazo Curso de Doutorado: Art. 52. O estudante do Doutorado deverá qualificar-se, até o prazo máximo de trinta e seis meses, por meio da apresentação dos resultados parciais de sua pesquisa, em relatório de Qualificação, perante uma Banca Examinadora. (Regulamento dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos de Linguagens da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação)

 

Compete ao Professor Orientador requerer o agendamento de Exame de Qualificação do orientando através de requerimento.

BANCA DE DEFESA:

Art. 55. A Defesa da Dissertação de Mestrado será realizada em sessão pública, até o fim do quarto semestre, perante Banca Examinadora, a partir de requerimento do Orientador ao Colegiado de Curso. (Regulamento dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos de Linguagens da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação)

Art. 56. A Defesa da Tese de Doutorado será realizada em sessão pública até o final do oitavo semestre, perante Banca Examinadora, a partir de requerimento do Orientador 19/05/2023 N° 8050 Pg. 74 ao Colegiado de Curso. (Regulamento dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos de Linguagens da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação)

Compete ao Professor Orientador requerer o agendamento da Defesa de Dissertação ou de Tese do orientando através de requerimento.

  • Orientador servidor da UFMS, preencher requerimento no Sistema Eletrônico de Informações – SEI.
  • Orientador de outra instituição, que não possui acesso ao SEI/UFMS, deve preencher este Requerimento para Agendar Exame de Banca de Defesa e enviar no e-mail do PPGEL, em formato pdf e não pode estar protegido.

 

INFORMAÇÕES APÓS DEFESA

O aluno terá o prazo de 30 dias, a partir da data da defesa, para entregar a Dissertação/Tese final. Deve anexar o trabalho no Portal do Acadêmico de Pós-Graduação da UFMS e enviar uma versão para o e-mail do PPGEL (ppgel.faalc@ufms.br), junto com o Termo Autorização Publicação Dissertação ou Tese, devidamente preenchido e assinado. Os arquivos devem estar em formato PDF e não pode estar protegido.

 

DIPLOMA:

 

DOCENTES:

Formulários de Solicitação de Diárias e Passagens para Servidores da UFMS

Formulários de Solicitação de Diárias e Passagens para Colaborador Externos

Modelo Plano Ensino do Docente

 

Anexos – Solicitação de credenciamento docente

Ficha de solicitação de credenciamento docente PPGEL – Anexo I (Edital nº 13, de 14 de setembro de 2020)

Quadro demonstrativo para solicitação de credenciamento docente PPGEL – Anexo II (Edital nº 13, de 14 de setembro de 2020)

 

Anexos – Solicitação de recredenciamento docente

Ficha de solicitação de recredenciamento docente PPGEL – Anexo I (Edital nº 14, de 14 de setembro de 2020)

Quadro demonstrativo para solicitação de recredenciamento docente PPGEL – Anexo II (Edital nº 14, de 14 de setembro de 2020)

OUTROS

Resoluções