Mestrado

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O Curso de Mestrado em Estudos de Linguagens desdobra-se em duas áreas de concentração: “Linguística e Semiótica” e “Literatura, Estudos Comparados e Interartes”, descritas como segue:

  1. Linguística e Semiótica: volta-se para o estudo da língua em seus diferentes níveis, a partir de enfoques teóricos distintos que possibilitem, desde a descrição de fatos linguísticos da língua materna em diferentes situações de uso, inclusive, situações de língua em contato, até o texto e o discurso, tanto no que se refere a mecanismos de organização do texto como a condicionantes externos que interferem na construção do sentido do discurso em relação às suas condições de produção, mediados pela análise semiótica que favorece a interface entre os vários discursos e as diferentes manifestações de linguagem.
  2. Literatura, Estudos Comparados e Interartes: contempla estudos teórico-analíticos do texto literário e de outros objetos artísticos (filme, fotografia, pintura, entre outros), orientados fundamentalmente para questões que permitam transitar da teoria geral da literatura para a investigação comparatista, possibilitando o (trans)diálogo entre a literatura, as artes e as culturas.

Por seu turno, a área de Linguística e Semiótica contém três linhas de pesquisa:

  1. Descrição e Análise Linguística: tem como objeto o estudo de línguas, na modalidade oral e escrita, a partir de toda a sua complexidade como fenômeno de natureza sociocultural e histórica e sob diversas perspectivas teórico-metodológicas e diferentes aspectos (fonético-fonológico, morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais, pragmáticos), abarcando questões relativas à organização da língua como sistema, à variação em distintas dimensões e à sua inserção em determinada sociedade.
  2. Práticas e Objetos Semióticos: elege como objetivo analisar os procedimentos de construção dos sentidos em textos e discursos nas mais diversas linguagens, considerando-se tanto as relações intrínsecas a eles como as vinculadas a suas condições de produção.
  3. Linguagens, Identidades e Ensino: Comum às duas áreas de concentração, esta linha objetiva realizar estudos de linguagens e de sua relação com as diferentes mediações tecnológicas, com questões ligadas ao ensino-aprendizagem de línguas, literatura e outras linguagens, além de questões culturais e identitárias

A área de concentração de Literatura, Estudos Comparados e Interartes também contém três linhas de pesquisa:

  1. Estudos Transdisciplinares: a começar pelo prefixo trans, tomado como “para além de” em contextos de diálogo e de (re)conciliação, esta linha permitirá o desenvolvimento de investigações que (re)visitarão situações e condições teóricas clássicas e modernas dos campos da arte, da literatura e da cultura, implicando, necessariamente, em um saber compartilhado e em constante (re)avaliação não somente sob a inflexão da ciência, mas também da intuição, da sensibilidade e das mentalidades.
  2. Representação, Cultura e Literatura: esta linha permitirá o desenvolvimento de investigações cuja tônica é transrelacional e tem por base tanto a cultura como a literatura como formas de traduzir as realidades empírica e simbólica. Essa tradução se faz pela representação e sua capacidade de conferir às palavras, aos objetos, aos sujeitos e às suas ações significados que não são reflexivos, porém modos diversos de exposição das diferentes experiências do sujeito, por meio de escolhas individuais que vão da escrita à forma literária. Atendendo a uma demanda regional, contempla o lugar da literatura na educação básica, por meio do letramento literário, com ênfase na diversidade de abordagens do texto artístico-literário.
  3. Linguagens, Identidades e Ensino: Comum às duas áreas de concentração, esta linha objetiva realizar estudos de linguagens e de sua relação com as diferentes mediações tecnológicas, com questões ligadas ao ensino-aprendizagem de línguas, literatura e outras linguagens, além de questões culturais e identitárias.

Objetivos

O Curso de Mestrado em Estudos de Linguagens tem como grande objetivo a formação de pesquisadores efetivamente autônomos, com vistas à capacitação de profissionais da grande área de Linguística e Literatura e de áreas afins, sem desvinculá-los das atividades de ensino que exercem em diversas instituições de ensino básico e superior, públicas e particulares, não apenas de Mato Grosso do Sul, como também de outros estados da Região Centro-Oeste e de determinadas localidades do Sul e do Sudeste do Brasil. Nessa perspectiva, busca-se, também, fomentar e solidificar grupos de pesquisa, contemplando as linhas de pesquisa delineadas em sua organização. Tais objetivos podem ser atendidos na medida em que o Programa, pelas linhas gerais que o caracterizam, propõe-se como um espaço acadêmico de natureza transdisciplinar, tendo como eixo central a consideração em torno das diversas linguagens (e não apenas a verbal), traço constitutivo da proposta que contribuirá para atrair profissionais ligados às áreas de Letras e Linguística, mas também de áreas afins, especialmente as Artes Visuais, a Comunicação, a Arquitetura, o Design e a Música, além dos afeitos a áreas próximas, notadamente as da Educação e da Filosofia, pelo interesse em questões linguageiras.

O Curso fundamenta-se no aprofundamento de estudos teóricos e empíricos relacionados às ciências da linguagem, sendo esta tomada como elemento constituinte da cultura, oferecendo subsídios para uma revisão crítica das contribuições da Linguística, da Literatura e de áreas afins para os processos de leitura verbal e não verbal, de produção textual, de análise linguística e de análise literária e suas relações com outras áreas do conhecimento. Ademais, para dar conta de aspectos locais trazidos pelos diversos objetos a serem abordados, sem desconsiderar as relações necessárias com um contexto global, buscar-se-á fomentar e solidificar pesquisas que contemplem as várias vertentes dos estudos da linguagem, valorizando a realidade linguística e cultural da Região Centro-Oeste, como ponte para a expansão de suas atividades no âmbito dos espaços nacional e internacional.

Perfil do egresso

Fiel a seus objetivos, o Curso almeja para seu egresso o perfil de pesquisador e de professor de ensino superior que esteja plenamente capacitado a atuar tanto em áreas reconhecidas da Linguística e da Literatura quanto em áreas conexas e transdisciplinares, o que se vê refletido nas suas áreas de concentração e linhas de pesquisa. Mas não somente isso: buscar-se-á formar, também, professores para os ensinos fundamental e médio cuja postura crítica os capacite para ações didáticas e investigativas que coloquem em discussão os paradigmas vigentes, levando-os a práticas produtivas e não reprodutivas.

Outro aspecto formativo do perfil do egresso vislumbra a capacitação ao trabalho em equipe, para além do próprio Programa: é preciso a interação colaborativa com os outros Programas, sejam eles públicos, sejam privados, além das escolas da Educação Básica e de espaços não-formais de educação, num aprendizado coletivo e que redunde em benefícios para todos os sujeitos (docentes, alunos, técnicos administrativos, família e a sociedade em geral) da/na Educação, com ênfase nas áreas de Linguística, Literatura, Artes e outras correlatas.

O Programa, que se caracteriza por contemplar as interfaces transdisciplinares dos domínios literário e linguístico com outras linguagens da tradição e com os estudos da cultura, cuja diversidade de discursos-objeto tem possibilitado uma ampliação de leituras do mundo, incentiva seus alunos a se tornarem pesquisadores ativos e participantes e acolhe estudantes não apenas com formação em Letras e Linguística, mas também em outras áreas do conhecimento.

Essa capacidade de envolvimento capacitará o egresso a respeitar as diferenças e promover o diálogo, gerando possibilidades de mudanças efetivas não somente na Educação, mas no bojo do construto social.

Estrutura Curricular

Estrutura Curricular do curso reúne um rol de disciplinas que oferece uma ampla visão dos estudos acerca do objeto e sua relação com os sujeitos, a história e as representações, construindo o quadro teórico metodológico das ciências de referência, necessário para embasar os trabalhos de pesquisa e a dissertação. As disciplinas estão assim distribuídas: 02 (disciplinas) disciplinas obrigatórias comuns às áreas de concentração Literatura, Estudos Comparados e InterartesLinguística e Semiótica:

  • Estudo de Linguagens
  • Linguagens e Ensino

Além dessas, são também obrigatórios os componentes curriculares:

  • Atividades Especiais I
  • Defesa de Dissertação

Atividades Especiais (créditos obtidos sob a forma de orientação, pesquisa e extensão, desde que desenvolvidas durante o período do Curso. Trata-se da participação em organização de eventos científicos, publicação de artigos em periódico com Qualis nos extratos A e B, publicação de livro autoral ou de capítulo de livro, desde que atenda aos critérios Qualis, publicação de trabalho em anais de eventos científicos internacionais, publicação de trabalho em anais de eventos científicos nacionais e regionais, apresentação de trabalho em eventos internacionais e apresentação de trabalho em eventos nacionais e regionais)

A Estrutura Curricular do Programa é composta, adicionalmente, pelas seguintes disciplinas complementares optativas:

Optativas da Área de Concentração em Linguística e Semiótica

  • Análise do Discurso: Perspectivas
  • Análise e Tratamento do Léxico
  • Enunciação e Discurso Literário
  • Epistemologia das Ideias Linguísticas
  • Estágio de Docência I
  • Letramentos, discursos e transculturalidades no mundo globalizado
  • Semiótica e Linguística Geral
  • Semiótica Greimasiana: Práticas e Objetos
  • Semiótica Peirciana: Práticas e Objetos
  • Teoria Fraseológica
  • Tipologia de Línguas Naturais
  • Variação e Mudança Linguística
  • Tópicos Especiais I (15h)
  • Tópicos Especiais II (30h)
  • Tópicos Especiais III (45h)

Optativas da Área de Concentração em Literatura, Estudos Comparados e Interartes

  • Intertextualidade, Adaptação e Intermídia
  • Letramento Literário
  • Literatura Comparada
  • Literatura e Cinema
  • Parâmetros Estéticos-Expressivos das Narrativas de Não-Ficção
  • Relações Interartes
  • Representação e Memória
  • Teorias Poéticas
  • Teorias sem Disciplina: Linguagens, Discursos e Epistemologias Fronteiriças
  • Tópicos Especiais I (15h)
  • Tópicos Especiais II (30h)
  • Tópicos Especiais III (45h)