Convênios Internacionais
O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens mantém os seguintes convênios internacionais:
1. Convênio com a Universidade de Santiago de Compostela: convênio firmado entre a Universidade de Santiago de Compostela e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para consecução do Projeto Tesouro Léxico Patrimonial do Galego e do Português: Brasil, região Centro-Oeste. Além das ações específicas de execução das atividades do projeto, prevê a colaboração em atividades de pesquisa como a formação de pesquisadores, intercâmbios entre docentes e discentes de pós-graduação, publicações em parceria, conforme o estabelecido no currículo de cada universidade. A coordenação geral do projeto é de responsabilidade da Profa Dra Rosario Álvarez da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. No Brasil, a responsável geral do projeto é a Profa Dra Sílvia Figueiredo Brandão (UFRJ) e, na esfera da UFMS, a Profa. Dra. Elizabete Aparecida Marques. Participa do projeto também a Profa. Dra. Aparecida Negri Isquerdo. Como desdobramento desse Convênio para o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, a Profa Dra Aparecida Isquerdo participou do Simpósio Onomástica II, com apresentação do trabalho Toponímia do Brasil. Achegas para a compreensão do sistema toponomástico brasileiro, durante o III Congresso Internacional de Linguística Histórica, ocorrido em Santiago de Compostela, em julho de 2015.
2. Convênio CAPES/COFECUB 838/15: tem como proponente a Universidade Federal da Bahia, tendo como coordenação estrangeira a Université Paris 13 (Laboratório LDI – Lexiques, Dictionnaires, Informatique), para o desenvolvimento das atividades do projeto VALEXTRA (Variação lexical: teorias, recursos e aplicações): do condicionamento lexical às constrições pragmáticas. Além da UFMS, participam do projeto a UEL, a UFPA e a UFMA. No âmbito da UFMS, integram o projeto duas docentes (Aparecida Negri Isquerdo e Elizabete Aparecida Marques) e uma doutoranda, que teve bolsa sanduiche em 2018. Como atividade do plano de trabalho desse projeto, a docente Elizabete Aparecida Marques realizou uma Missão, juntamente com a pesquisadora Aparecida Negri Isquerdo, no período de 08 a 17 de novembro de 2015, na Université Paris 13 (Laboratório LDI – Lexiques, Dictionnaires, Informatique), sob a coordenação do Prof. Dr. Salah Mejri (coordenador francês do projeto) e na Université Paris-Sorbonne, em colaboração com a Profa Dra. Inés Sfar, pesquisadora integrante do projeto VALEXTRA. Parte dos resultados da Missão foi apresentada em forma de comunicação, em co-autoria com Aparecida Negri Isquerdo, no “12º WorkALiB: os primeiros volumes e os rumos para os próximos”, realizado em Salvador/BA. Em dezembro de 2016, os pesquisadores Salah Mejri, Pierre-André Buvet e Inès Sfar realizaram uma Missão na UFMS e, em 2017, a a pesquisadora Aparecida Negri Isquerdo realizou outra Missão na Université Paris 13.
3. Convênio com a Université Paris 13: em 2017, foi assinado o Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Université Paris 13, o qual tem por objetivo promover a cooperação e o intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural internacional e interuniversitário, visando à formação e aperfeiçoamento e a especialização docente, discente e técnica, bem como o desenvolvimento institucional. A Profa Dra Elizabete Aparecida Marques é a gestora do convênio. A cooperação pelos partícipes consiste em:
- desenvolver projetos de pesquisa conjuntos;
- desenvolver programas para realizar estudo de pós-graduação ou pesquisas;
- promover o intercâmbio de pessoal docente, discente e técnico-administrativo;
- promover o intercâmbio de informação relativa às suas organizações, estruturas e funcionamento;
- realizar cursos, seminários, simpósios, etc., dos quais participem professores das duas Instituições;
- promover o intercâmbio de material bibliográfico, publicações, etc., assim como a sua adequada difusão através dos canais que tenham estabelecido.