Ementas

  • Análise de Discurso: Perspectivas

Estudo das condições históricas e epistemológicas que possibilitaram a irrupção da Análise de Discurso de origem francesa e dos Estudos Discursivos Foucaultianos em seus desenvolvimentos teórico-metodológicos.

 

  • Análise e Tratamento do Léxico

Estudo das diferentes dimensões da palavra e dos fundamentos epistemológicos e metodológicos que orientam os estudos nas áreas da Lexicologia, da Lexicografia e da Terminologia, com ênfase nos princípios que orientam, tanto a estruturação do universo lexical, quanto as diferentes tipologias de obras lexicográficas.

 

  • Atividades Especiais I

Atividades Especiais realizadas sob a forma de orientação, pesquisa e extensão, desde que desenvolvidas durante o período do Curso, como participação em organização de eventos científicos, publicação de artigos em periódico com Qualis nos extratos A e B, publicação de livro autoral que atenda aos critérios Qualis, publicação de capítulo de livro que atenda aos critérios Qualis, publicação de trabalho em anais de eventos científicos internacionais, publicação de trabalho em anais de eventos científicos nacionais e regionais, apresentação de trabalho em eventos internacionais e apresentação de trabalho em eventos nacionais e regionais.

 

  • Atividades Especiais II

Atividades Especiais realizadas sob a forma de orientação, pesquisa e extensão, desde que desenvolvidas durante o período do Curso, como participação em organização de eventos científicos, publicação de artigos em periódico com Qualis nos extratos A e B, publicação de livro autoral que atenda aos critérios Qualis, publicação de capítulo de livro que atenda aos critérios Qualis, publicação de trabalho em anais de eventos científicos internacionais, publicação de trabalho em anais de eventos científicos nacionais e regionais, apresentação de trabalho em eventos internacionais e apresentação de trabalho em eventos nacionais e regionais.

 

  • Corpos, Linguagens e(m) hipermídias

Introdução à montagem de objetos de estudo e(nas) hipermídias. Algoritmos, produção e circulação de sentidos no digital. Resistência e natureza política dos comentários em redes sociais ou em sites de compartilhamentos.

 

  • Defesa de Dissertação

Definida com o(a) respectivo(a) orientador(a), cumprindo as exigências regulamentais do Programa.

 

  • Defesa de Tese

Definida com o(a) respectivo(a) orientador(a), cumprindo as exigências regulamentais do Programa.

 

  • Enunciação e Discurso Literário

Estudo da problemática da enunciação na linguística moderna e suas implicações para a análise do discurso verbal, com destaque para o literário, partindo da materialidade linguística que o veicula para verificar especificidades de sua organização.

 

  • Epistemologia das Ideias Linguísticas

Estudo das diferentes formas de interpretação dos dados da linguagem, a partir de uma visão longitudinal dos processos de constituição da Linguística. Reflexão acerca dos fundamentos epistemológicos gerais que marcaram as diferentes fases da formação do método linguístico, com ênfase nos princípios teórico-metodológicos das diferentes correntes da Linguística.

 

  • Estágio de Docência I

Realização de estágio de docência no ensino superior, no curso de Letras ou áreas afins, compatíveis com o Programa, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso. Complementação da formação didático-pedagógica do aluno de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

  • Estágio de Docência II

Realização de estágio de docência no ensino superior, no curso de Letras ou áreas afins, compatíveis com o Programa, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso. Complementação da formação didático-pedagógica do aluno de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

  • Estudos de Linguagens

Reflexão em torno da linguagem como pensamento e figuração do mundo. Linguagens e cultura. Linguagens em uso. Enunciação linguística, literária e artística. Oralidade e escritura. Dialogismo e alteridade.

 

  • Estudos de Linguagens – Linha de Pesquisa Linguagens, discursos e educação linguística crítica

Reflexão em torno da linguagem no escopo dos estudos linguísticos teóricos e aplicados contemporâneos. Linguagens e cultura. Linguagens em uso. Enunciação linguístico-discursiva, literária e artística. Oralidade, Surdez e escritura. História das Ideias Linguísticas. Vertentes teóricas e metodológicas nos estudos de linguagens. Educação Linguística Crítica.

 

  • Formação de professores na contemporaneidade

Línguas/linguagens, identidades e formação docente. Educação linguística. Neoliberalismo, trabalho e formação docente. Pandemia, desigualdades sociais e educação. Interculturalidade crítica, justiça social e escola. Tecnologias digitais, educação midiática e educação linguística.

 

  • Intertextualidade, Adaptação e Intermídia

Estudos das transposições inter e intra-midiáticas de textos em suas múltiplas experimentações de linguagens, recursos expressivos, gêneros, suportes midiáticos e atualização temática, em seus aspectos de construção social de conhecimento e representação social.

 

  • Letramento Literário

Natureza e função da experiência literária na sociedade contemporânea. Atualização de conhecimentos sobre metodologias do ensino da literatura e de abordagem do texto literário como forma de discussão do cânone literário.

 

  • Letramentos, transculturalidades, pós-humanismos e sustentabilidades

Construções interpretativas e problematizadoras de línguas/(trans)linguagens, trans-inter-culturalidades e justiças plurais. Desenvolvimento de agência coletiva (auto)crítica/decolonial e responsiva às demandas de mundialização sustentável, espiritual e pós-humana. Novos materialismos, Ciborgues e Cosmopolíticas.

 

  • Linguagens e Ensino

Estudo de bases epistemológicas para o conceito de linguagem como prática discursiva, bem como de práticas discursivas em diversos contextos, considerando-se suas consequências para o ensino de linguagens na contemporaneidade.

 

  • Linguagens, feminismos e subjetividades

Interfaces entre estudos feministas em relação com o campo aplicado e com abordagens discursivas dos estudos de linguagens. Feminismos de tendência decolonial e pós-humanista. Aspectos identitários e práticas discursivas em abordagem interseccional. Pedagogias e éticas feministas no ensino de línguas/linguagens.

 

  • Literatura Comparada

Estudo das tendências da literatura comparada, acentuando seu caráter intercultural e intertextual sob diferentes perspectivas. Problematizações da atuação comparatista em distintas épocas e loci.

 

  • Literatura e Cinema I

Estudo e discussão das relações entre cinema e literatura. Narrativa cinematográfica como produção autônoma. Problematização da fidelidade como critério valorativo.

 

  • Parâmetros Estéticos-Expressivos das Narrativas de Não Ficção

Disseminação social de padrões estético-expressivos nas modalidades de narração do Jornalismo e suas interfaces com as Artes e a Literatura. Integração de formas simbólicas da não-ficção às trocas regulares pavimentadas na vida cotidiana. Interfaces teórico metodológicas e possíveis tensionamentos entre os Estudos Literários e os Estudos Teóricos em Jornalismo.

 

  • Políticas Linguísticas

Estudo das Políticas, do Planejamento e da Gestão Linguística, das relações entre língua, Estado e mercado, do status das línguas e suas funções sociais. Descrição e reflexão acerca das políticas de ensino de língua(s), das minorias linguísticas, do bilinguismo, da diglossia e dos conflitos linguísticos, dos direitos linguísticos, das dinâmicas normativas e políticas padronizadoras, das relações entre linguagem, ideologia e ativismo linguístico..

 

  • Relações Interartes

Estudo analítico da expressão do texto literário e de suas possíveis interfaces e conexões com as diversas linguagens e suas representações, relações intertextuais com outras realizações estéticas verbais e não verbais.

 

  • Representação e Memória

Estudo das relações entre literatura e memória, por meio do diálogo com variadas representações artístico-literárias e teórico-filosóficas. Estudo plural da representação da memória e seus possíveis desdobramentos, tais como: tempo, esquecimento, autobiografia fictícia, autoficção e testemunho.

 

  • Seminários de Pesquisa I

Atividades voltadas para a discussão teórico-metodológica e técnica sobre o desenvolvimento dos projetos e futuras dissertações em elaboração, com ênfase nos discursos de planejamento, de metodologia e de redação. Plágio e questões de autoria de gêneros acadêmicos e(m) discursos sobre a produção-circulação de conhecimentos na pós-graduação.

 

  • Seminários de Pesquisa II

Atividades voltadas para a discussão teórico-metodológica e técnica sobre o desenvolvimento dos projetos e futuras teses em elaboração, com ênfase nos discursos de planejamento, de metodologia e de redação. Plágio e questões de autoria de gêneros acadêmicos e(m) discursos sobre a produção-circulação de conhecimentos na pós-graduação.  Criatividade nas multimodalidades de tese e de defesa de tese. 

 

  • Semiótica e Linguística Geral

Fundamentos da Semiótica. Pilares da Semiótica filosófica. Distinção entre Semiologia e Semiótica. Fixação terminológica empreendida por Greimas. O estudo científico da Linguagem. Delimitação entre Linguística e Semiótica.

 

  • Semiótica Greimasiana: Práticas e Objetos

Estudo de teoria e análise semiótica (francesa) de discursos verbais, não verbais e sincréticos no contexto das práticas sociais em que se inserem.

 

  • Semiótica Peirciana: Práticas e Objetos

Conceitos da Semiótica Geral de Charles S. Peirce contextualizados na sua filosofia; estudos que tomam por base a semiótica peirciana e a perspectiva filosófico-pragmatista para pensar problemas de linguagem em geral.

 

  • Teoria Fraseológica

Estudo dos fundamentos epistemológicos da Fraseologia enquanto disciplina que tem como objeto de estudo as combinações fixas de palavras que funcionam tanto no âmbito oracional da língua como no discursivo-pragmático.

 

  • Teorias Poéticas

Estudo e debate acerca do ato poético e de sua distinção de outras experiências próximas, além a revitalização da palavra literária, bem como do sujeito poético e da relação entre os elementos materiais constitutivos do texto literário.

 

  • Teorias sem Disciplina: Linguagens, Discursos e Epistemologias

Estudo das teorias subalternas, pós-coloniais e fronteiriças na atualidade do mundo globalizado, dando ênfase no lócus geoistórico e cultural América Latina e tendo como base para as discussões a literatura, a cultura e as artes em geral.

 

  • Tipologia de Línguas Naturais

Noções básicas de análise tipológica e implicações hierárquicas e universais. Comparação das categorias lexicais e gramaticais e os sistemas de marcação de línguas das línguas tipologicamente diferentes.

 

  • Tópicos Especiais 

Os tópicos especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, preferencialmente ministradas por docentes externos ao Programa, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.

 

  • Tópicos Especiais II: uma reflexão sobre as metodologias acadêmica, da ciência e de pesquisa

Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, preferencialmente ministradas por docentes externos ao Programa, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.

 

  • Variação e Mudança Linguística

Estudo das relações entre língua e sociedade, língua e cultura e língua e espaço geográfico. Modelos de teorias e análises sociolinguísticas e dialetológicas. As variáveis linguísticas e as variáveis sociais. Variedades padrão e não-padrão, registros e estilo.