Infraestrutura
Administrativa
O programa dispõe de secretaria e coordenação.
Salas para docentes
A UFMS disponibiliza de salas para todos os docentes do programa.
Salas para alunos
Laboratórios
O Programa de Pós-Gradução em Estudos de Linguagens dispõe, neste momento, de 4 (quatro) laboratórios de pesquisa, que são descritos da seguinte maneira:
1. Laboratório de Estudos do Léxico: Este laboratório está equipado com 05 computadores, três adquiridos com recursos do CNPq e 02 recebidos da direção da FAALC/Campo Grande, dois armários e duas prateleiras de aço. O laboratório possui, também, uma mesa grande e seis cadeiras e configurando-se como um Laboratório de Pesquisa que abriga vários projetos. O laboratório, eventualmente, serve de espaço de estudo e trabalho dos alunos de Pós-Graduação/Estudos de Linguagens. Esse Laboratório armazena arquivos do corpus dos quatro projetos de pesquisa alojados nesse espaço em diferentes mídias: Atlas Toponímico de Mato Grosso do Sul; Léxico dialetal no português do Brasil: em busca de traços de ruralidade e de urbanização, vinculado ao Atlas Linguístico do Brasil; Tesouro do léxico patrimonial galego e português – Brasil e VALEXTRA (Variação lexical: teorias, recursos e aplicações): do condicionamento lexical às constrições pragmáticas. O Banco de Dados do projeto Atlas Toponímico de Mato Grosso do Sul reúne cerca de 20.000 topônimos (nomes de lugares) extraídos dos mapas oficiais do IBGE relativos aos setenta e nove municípios de Mato Grosso do Sul. Esse laboratório também já forneceu dados para a produção dos volumes 1 e 2 do ATEMS, ainda inéditos, e de cinco dissertações defendidas no Programa, além de duas em andamento. Dois egressos do Programa utilizaram dados desse banco para suas respectivas teses de doutorado, uma já defendida na UNESP de São José do Rio Preto e outra em andamento do doutorado em Letras UFMS/Três Lagoas. O Projeto Atlas Linguístico do Brasil – Regional Mato Grosso do Sul reúne entrevistas realizadas com 1.100 informantes oriundos de 250 localidades distribuídas pelos 26 Estados da Federação. Desse montante de entrevistas, 164, que correspondem a 36 localidades, foram realizadas pela equipe da UFMS: 24 inquéritos relativos aos 03 Estados do Centro-Oeste (108 entrevistas); 08 localidades da região Norte (44 inquéritos) e 04 da região Sudeste (12 entrevistas). Relacionadas ao Projeto ALiB já foram defendidas no Programa cinco dissertações com o corpus do ALiB e uma dissertação está em andamento.
2. Laboratório de Estudos do Horror e da Violência na Cultura: dispõe de computadores, mesas de estudo e impressora. Abriga o grupo de pesquisa (bolsistas de IC, mestrandos e docentes), coordenado pela Professora Rosana Zanelatto, que discute questões relacionadas ao horror e à violência na cultura e na literatura.
3. Núcleo de Estudos Culturais e Comparados: abriga o Núcleo de Estudos Culturais Comparados, coordenado pelo Professor Edgar Nolasco. O laboratório, que é utilizado pelo grupo de pesquisa do professor, tem como finalidade promover discussões relacionadas a reflexões contemporâneas sobre questões literárias e culturais relativas à América Latina, além de preparar intelectualmente, por meio das várias atividades que desenvolve, a comunidade para uma graduação, assim como os graduandos para a pós-graduação. Sendo assim, as discussões críticas propostas partem do locus cultural no qual se encontra o espaço do núcleo (UFMS), ou seja, a cultura local (sul-mato-grossense e latino-americana), para voltar-se para uma compreensão mais global.
4. Laboratório de Revisão de Textos: Coordenado pela Professora Elaine de Moraes Santos, o laboratório dispõe de cabines individuais, computadores e demais materiais necessários para a prática de revisão textual, funcionando como uma atividade de extensão do Programa.
Biblioteca
A atual sede da Biblioteca Central da UFMS, com área de 3.623m², o triplo do prédio anterior, está equipada segundo critérios atuais para classificação e utilização do acervo. Há cabinas para estudo individual e em grupo, além de sistema informatizado de consulta local aos dados do acervo físico, bem como acesso digital a mais de 300 mil livros, por meio do serviço “Minha Biblioteca”.
Todos os anos, a Biblioteca Central tem solicitado aos professores dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da UFMS a indicação de títulos para renovação do acervo. O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens procura, inicialmente, atender às indicações bibliográficas das disciplinas. Outrossim, os docentes têm enviado referências de apoio à pesquisa nas áreas de concentração do Programa.
A Biblioteca Central possui catálogo online e sistema de empréstimo junto às redes de bibliotecas públicas conveniadas. Tem acesso ao Portal da CAPES, ao Prossiga e ao Livre. Além disso, coloca à disposição dos alunos os exemplares de periódicos que recebe de diversas universidades do País, bem como livros doados por seus docentes. Também oferece treinamento sistemático para professores e alunos, a fim de otimizar sua utilização, o que faz parte do conteúdo programático da disciplina Seminários de Pesquisa.
Há uma unidade da Biblioteca em cada Câmpus da UFMS, atendendo às áreas dos Cursos em funcionamento.
Até o mês julho de 2017, o acervo da Biblioteca Central da UFMS, em Campo Grande, contava com as seguintes quantidades de títulos e de volumes:
Área: Letras e Linguística
Total de Títulos (Biblioteca de Campo Grande): 6.801
Total de Exemplares (Biblioteca de Campo Grande): 12.476
Área: Artes
Total de Títulos (Biblioteca de Campo Grande): 1.656
Total de Exemplares (Biblioteca de Campo Grande): 5.227
Área: Obras de referência: generalidades, pesquisa, leitura, metodologia, dicionários, biografias, genealogias
Total de Títulos (Biblioteca de Campo Grande): 891
Total de Exemplares (Biblioteca de Campo Grande): 10.009