EDITAL N° 05, DE 2 DE MAIO DE 2019

 

Processo Seletivo 2019.2

 

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, por meio da Coordenadora de Curso do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, torna pública a abertura de inscrições do Processo Seletivo visando à seleção de candidatos para preenchimento de vagas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Curso de Doutorado, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, com vinte vagas e ingresso no segundo semestre letivo de 2019.

 

1.             DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

1.1.       O Processo Seletivo será regido pelas regras dispostas no presente Edital e conduzido por Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado de Curso e composta de professores do Curso.

1.2.       As dúvidas quanto ao Edital poderão ser esclarecidas pelo e-mail: ppgel.faalc@ufms.br  ou, pessoalmente, na Secretaria de Curso.

1.3.       O Processo Seletivo destina-se a classificar candidatos portadores do diploma de Mestre em Estudos de Linguagens, Letras, Linguística, Artes e/ou áreas afins às Ciências Humanas e Sociais, devidamente registrado, se obtido no Brasil, ou revalidado, se obtido no exterior.

1.3.1.          A aceitação de candidatos com diploma de graduação e/ou mestrado expedidos por instituição estrangeira não revalidados seguirá o disposto no art. 54 do Regimento Geral da UFMS.

1.3.2.          O candidato que estiver em fase de conclusão do curso de Mestrado poderá inscrever-se para o Processo Seletivo, ficando a matrícula condicionada à apresentação dos comprovantes da referida conclusão no ato da matrícula, conforme o calendário acadêmico da Pós-Graduação da UFMS.

1.3.3.          O candidato estrangeiro, se selecionado, deverá providenciar os documentos abaixo para o ato da matrícula:

 

a)      diploma de graduação, histórico escolar e certidão de nascimento ou casamento ou equivalente, apostilados, no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção de Haia, ou autenticados por autoridade consular competente, no caso de país não signatário;

b)     passaporte e visto temporário com prazo de validade, de acordo com a Resolução Normativa/CNIg nº 116 de 8 de abril de 2015;

c)      comprovante de ser beneficiário de bolsa de estudo ou comprovante, entregue junto à autoridade consular brasileira, de que possui seguro saúde, dispõe de recursos suficientes para manter-se durante o período de estudo e que se encontra matriculado ou formalmente aceito em instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil;

d)     apólice quitada de seguro de vida e saúde internacional válido para o Brasil, contemplando além de despesas relativas a eventuais problemas de saúde, translado do aluno caso ocorra óbito no exterior.

1.4. O candidato fica ciente de que, independentemente da sua graduação e pós-graduação, a proposta de estudos declarada por meio do projeto de pesquisa deve, necessariamente, estar vinculada a uma das linhas de pesquisa do Curso, a saber: Descrição e Análise Linguística; Práticas e Objetos Semióticos; Estudos Transdisciplinares; Representação, Cultura e Literatura; Linguagens, Identidades e Ensino.

1.5.       As atividades de ensino ocorrerão nas dependências do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, nos turnos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira. As atividades de pesquisa e orientação desenvolver-se-ão em turno integral.

1.6.       O Programa disponibiliza vinte vagas para o ingresso no curso de Doutorado em 2019, sendo dezesseis vagas para ingresso por ampla concorrência e, quatro vagas para Ações Afirmativas, incluindo autodeclarado negro e/ou autodeclarado indígena e pessoa com deficiência.

1.7.       A distribuição das vinte vagas entre os aprovados obedecerá ao interesse das linhas de pesquisa das áreas de concentração, abaixo listadas, e a disponibilidade dos docentes a elas vinculados, que poderão orientar de um até dois projetos.

 

Áreas de Concentração

Linhas de Pesquisa

Ampla Concorrência

Ações Afirmativas

Linguística e Semiótica (LS)

Descrição e Análise Linguística

16

4

Práticas e Objetos Semióticos

LS                               

                       LECI

Linguagens, Identidades e Ensino

Literatura, Estudos Comparados e Interartes (LECI)

Estudos Transdisciplinares

Representação, Cultura e Literatura

Total de vagas

20

 

1.8.  O candidato concorrerá com um projeto de pesquisa indicando a área de concentração e a respectiva linha de pesquisa na folha de identificação do projeto, bem como a indicação de até dois possíveis orientadores dentre os que atuam na linha a que o candidato estiver se inscrevendo, conforme o quadro seguinte:

 

Áreas de Concentração

Linhas de Pesquisa

Docentes

Linguística e Semiótica (LS)

Descrição e Análise Linguística

Aparecida Negri Isquerdo

Elizabete Aparecida Marques

Rogério Vicente Ferreira

Práticas e Objetos Semióticos

Eluiza Bortolotto Ghizzi

Geraldo Vicente Martins

Maria Luceli Faria Batistote

Sueli Maria Ramos da Silva

Vania Maria Guerra Lescano

LS                               

 

                       LECI

Linguagens, Identidades e Ensino

Nara Hiroko Takaki

Vania Maria Guerra Lescano

Danglei de Castro Pereira

Rosana Cristina Zanelatto Santos

Literatura, Estudos Comparados e Interartes (LECI)

Estudos Transdisciplinares

Angela Maria Guida

Danglei de Castro Pereira

Marcia Gomes Marques

Marcos Paulo da Silva

Representação, Cultura e Literatura

Edgar Cézar Nolasco

José Alonso Torres Freire

Ricardo Magalhães Bulhões

Rosana Cristina Zanelatto Santos

 

1.9.        As vagas destinadas às Ações Afirmativas poderão ser preenchidas integralmente numa única linha de pesquisa, o que não desobriga o candidato de indicar o vínculo do projeto à linha de sua escolha.

1.10.   Os candidatos inscritos para as vagas de Ações Afirmativas serão avaliados segundo os mesmos critérios e etapas dos candidatos às vagas por ampla concorrência, com a diferença de que aqueles (negros, indígenas e pessoas com deficiência) concorrerão entre si.

1.11.   Considera-se negro, indígena e pessoa com deficiência o candidato que se autodeclarar como tal, em documento de autodeclaração conforme Anexo 08 deste edital. A autodeclaração deve ser enviada, no ato da inscrição, por meio do Portal.

1.12.   Poderá concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aquele que se autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição no processo seletivo, conforme quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

1.13.   No ato da inscrição, a pessoa autodeclarada negra ou indígena deverá encaminhar fotografia atual, em tamanho mínimo de 3x4 cm, colorida e em fundo branco, sem retoque ou tratamento de imagem.

1.14.   O candidato que se autodeclarar negro ou indígena, se aprovado, deverá se submeter às Bancas de Avaliação, Verificação e/ou Validação da Veracidade da Autodeclaração Prestada em datas a serem definidas, seguindo o disposto na Resolução nº 7, COUN, de 29 de janeiro de 2018.

1.15.   O candidato que se autodeclarar pessoa com deficiência deverá apresentar laudo médico de especialista em sua área de deficiência, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) vigente, bem como o devido enquadramento na categoria de deficiência prevista no art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (enviar laudo médico digitalizado no ato da inscrição por meio do Portal). Caso aprovado, o candidato deverá apresentar laudo médico original no ato da matrícula.

1.16.   O candidato que apresentar informações falsas será, automaticamente, eliminado do Processo Seletivo.

1.17.   Em caso de desistência de aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato negro, indígena ou pessoa com deficiência, posteriormente classificado no processo seletivo.

1.18.   Para o caso de número insuficiente de candidatos em cada uma das categorias, seja por falta de inscrição ou pelo fato de os candidatos não atingirem a pontuação mínima estipulada, as vagas remanescentes serão distribuídas entre os demais candidatos ao acesso afirmativo, por ordem de classificação.

1.19.   Na hipótese de não haver candidatos negros, indígenas ou pessoas com deficiência aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão destinadas à ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.

1.20.   As vagas destinadas às Ações Afirmativas podem ser preenchidas indistintamente e na integralidade por negros, indígenas e pessoas com deficiência, desde que não preenchidas pela outra categoria, seja por falta de inscrição ou pelo fato de os candidatos não atingirem a pontuação mínima estipulada.

 

2.             DAS INSCRIÇÕES

 

2.1.       As inscrições ficarão abertas pelo Portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br, da 0h do dia 20/05/2019 às 23h59min do dia 03/06/2019, selecionando-se o Curso Doutorado em Estudos de Linguagens e a opção Realizar Inscrição.

2.1.1.      Para efetivar a inscrição, os documentos devem ser enviados via Portal da Pós-Graduação até às 23h59min do dia 03/06/2019.

2.1.2.      A isenção da taxa de inscrição seguirá a Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013. Os pedidos de isenção devem ser enviados ao e-mail ppgel.faalc@ufms.br até o dia 27/05/2019 conforme formulário anexo (Anexo 06). Os pedidos recebidos fora do prazo serão indeferidos. Os candidatos podem ter isenção total, se atenderem aos incisos I e II do parágrafo único do art. 1º da referida lei, ou parcial, quando atenderem somente ao inciso I. Se o candidato atender somente ao inciso II, não terá isenção parcial.

2.1.3.      A relação de isenções deferidas e indeferidas será divulgada até às 17h do dia 28/05/2019 no endereço www.ppgel.ufms.br. O candidato com isenção indeferida poderá interpor recurso até às 17h do dia 29/05/2019, devendo utilizar o formulário de recurso anexo (Anexo 05). O recurso deve ser encaminhando para o e-mail do Programa: ppgel.faalc@ufms.br, com cópia para o da Coordenação coordenacaoppgmel@gmail.com, e será julgado pela Comissão de Seleção. O resultado da análise dos recursos será divulgado no endereço www.ppgel.ufms.br em prazo não superior a 24 horas.

2.1.4.      O candidato com Necessidades Especiais que necessite de atendimento diferenciado deverá indicar no formulário de inscrição, em campo próprio, a sua necessidade, especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas para garantir a sua participação no Processo Seletivo. O candidato também poderá requerer, se necessário, tempo adicional, limitado a 60 minutos, para a realização das provas, conforme previsto no artigo 30, inciso V, da Lei nº 13.146 de 06/06/2015.

2.1.5.      O candidato que solicitar atendimento diferenciado deverá entregar, no ato da inscrição, junto aos documentos descritos no item 2.2, pedido direcionado à Comissão de Seleção, conforme modelo disponível no Anexo 07, anexando cópia de laudo médico com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID e que indique a necessidade de tal atendimento.

2.1.6.      O procedimento descrito nos itens 2.1.4 e 2.1.5 também será utilizado para que a Comissão adote critérios nas provas escritas, discursivas ou de redação, quando houver, para avaliação da Produção Textual Escrita considerando a singularidade linguística da pessoa com deficiência, no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa, nos termos do artigo 30, inciso VI, da Lei nº 13.146 de 06/06/2015.

2.1.7.      A solicitação de atendimento diferenciado será atendida dentro das possibilidades técnicas da UFMS, condicionada à avaliação e ao parecer favorável pela Comissão de Seleção.

2.1.8.      O candidato deve estar ciente de que as informações prestadas, sobre a condição que motiva a solicitação de atendimento diferenciado, devem ser exatas e fidedignas, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do Processo Seletivo.

2.1.9.      Nos termos do artigo 27 do Decreto nº 3.298 de 20/12/1999, o não cumprimento, pelo candidato com Necessidades Especiais, ao que prevê os itens 2.1.4 e 2.1.5, desobriga a UFMS ao atendimento da solicitação de atendimento diferenciado.

2.1.10.  Vigora, em todos os efeitos deste Edital, o horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.

2.1.11.  Os modelos de formulários encontram-se anexos a este Edital e, também, estão disponíveis no site do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (www.ppgel.ufms.br), selecionando-se a aba Admissão e, em seguida, Processo Seletivo e arquivos para inscrição.

 

 

2.2.       Os documentos necessários para a realização da inscrição devem ser anexados no Portal em formato PDF e são os seguintes:

 

a)   Comprovante de inscrição, impresso a partir do Portal de Pós-Graduação, assinado e digitalizado;

 

b)   Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), ou R$ 100,00 (cem reais), para os candidatos que tiveram isenção parcial deferida. A Guia de Recolhimento da União (GRU), com data de vencimento até o dia 03/06/2019, deverá ser gerada assim que o candidato finalizar sua inscrição no Portal;

c)    Currículo Lattes atualizado, impresso a partir de http://lattes.cnpq.br/;

d)   Comprovantes dos itens a serem pontuados no currículo, dos últimos cinco anos (2015-2019), conforme Formulário para Análise de Currículo (Anexo 01). Para comprovar publicação de artigo, anexar capa da revista, do sumário de artigos publicados, no qual deve constar o artigo do candidato, e primeira página do artigo. Os itens não comprovados não serão pontuados; as cópias devem estar organizadas na sequência dos itens do Formulário de Análise de Currículo, em um PDF único, e as cópias das publicações devem obedecer à sequência do Currículo Lattes.

 

e)    Projeto de pesquisa, conforme modelo disposto no Formulário do Projeto de Pesquisa (Anexo 02), devendo estar em acordo com o item 2.3 deste Edital;

f)    Identidade oficial legível, frente e verso;

g)   CPF, caso este não esteja indicado no documento de identidade oficial;

h)   Passaporte, somente para candidatos estrangeiros;

i)     Título de Eleitor acompanhado da Certidão de Quitação Eleitoral, disponível em: <http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral>;

j)    Certificado de Reservista, somente para candidatos do sexo masculino;

k)   Certidão de Nascimento ou Casamento;

l)     Histórico escolar e diploma da Graduação (frente e verso);

m) Histórico escolar e diploma de conclusão do curso de Mestrado (frente e verso), certidão, declaração ou equivalente.

n)   O candidato em fase de conclusão do Mestrado deverá anexar uma cópia do histórico escolar e um documento oficial da instituição de ensino, com a pós-graduação reconhecida pela CAPES/MEC, atestando que o candidato está apto a concluir o curso antes do ato da matrícula do Curso de Doutorado;

o)    Dissertação de Mestrado.

2.2.1.      A ausência de qualquer um dos itens elencados acima implicará o indeferimento da inscrição do candidato.

2.3.       O projeto de pesquisa, de acordo com as instruções do modelo, não deve ser assinado, rubricado, nem conter qualquer nome, palavra, marca, caractere ou indicação de autoria, citação direta ou indireta, referências a trabalhos, estudos anteriores, que permita a identificação do candidato perante a Comissão de Seleção, sob pena de eliminação do Processo Seletivo a qualquer momento.

2.4.       A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.5.       Objetivando evitar ônus desnecessário, o candidato deve recolher o valor de inscrição somente após tomar conhecimento dos requisitos e das condições exigidos para o Processo Seletivo.

2.5.1.      Não serão aceitos pagamentos da taxa de inscrição por depósito em caixa eletrônico, pelo correio, fac-símile, transferência ou depósito em conta corrente, DOC, ordem de pagamento, condicionais, extemporâneas ou por quaisquer outros meios que não os estabelecidos neste Edital.

2.5.2.      Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra o candidato, a GRU deverá ser paga antecipadamente à data de seu vencimento.

2.5.3.      Em nenhuma hipótese será devolvido o valor da taxa de inscrição, cuja arrecadação será utilizada para custeio das atividades do Programa.

2.5.4.      A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Comissão de Seleção não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica ou meteorológica que impossibilitem a transferência de dados.

2.6.      No dia 05/06/2019, a partir das 17h, o candidato poderá consultar no site www.ppgel.ufms.br a relação de inscrições deferidas e indeferidas.

2.7.      O candidato com a inscrição indeferida poderá interpor recurso até às 17h do dia 06/06/2019, devendo utilizar o Formulário de Recurso (Anexo 05). O recurso deve ser encaminhando para o e-mail do Programa www.ppgel.ufms.br, com cópia para o da Coordenação coordenacaoppgmel@gmail.com, e será julgado pela Comissão de Seleção.

2.8.      No dia 07/06/2019, até às 17h, será disponibilizada no site www.ppgel.ufms.br a relação definitiva das inscrições deferidas e indeferidas.

 

3.             DAS ETAPAS DE SELEÇÃO

 

3.1.       O Processo Seletivo constará de etapas de caráter eliminatório (E) e classificatório (C), obedecendo à tabela abaixo.

Etapa

Caráter

E/C

Peso

Data

Local

Horário

Duração

da

prova

Resultado2

Prova de Língua Estrangeira (PLE)

E

-

17/06/2019

FAALC - UFMS

8h

4h

18/06/2019

Prova de Conhecimentos Teóricos (PCT)

E/C

2

25/06/2019

FAALC - UFMS

8h

4h

27/06/2019

Análise de Currículo (AC)

C

1

04 e 05/07/2019

FAALC - UFMS

-

-

08/07/2019

Análise, Arguição e defesa do Projeto de Pesquisa (AADP)1

E/C

1

04 e 05/07/2019

FAALC - UFMS

A divulgar

-

08/07/2019

Resultado Preliminar

10/07/2019

1 Convocação para Arguição Oral a partir do dia 02 de julho de 2019, a partir das 17h.

2 Os resultados serão divulgados no site do Programa, a partir das 17h.

 

3.2.       1ª etapa Prova de Língua Estrangeira

3.2.1.      A prova de língua estrangeira será realizada em língua inglesa, espanhola ou francesa, conforme opção do candidato a ser informada no ato da inscrição, devendo ser diferente do seu idioma pátrio e da proficiência demonstrada no curso de Mestrado, constando de interpretação de textos cuja temática se insere na área dos estudos de linguagens.

3.2.2.      É solicitado ao candidato, como conteúdo de prova, que responda um total de 5 a 10 questões dissertativas e/ou de tradução, valendo cada questão, de 1 a 2 pontos. O exame busca avaliar a habilidade de compreensão leitora e de interpretação de textos por parte do candidato.

3.2.3.     Será atribuída nota de zero a dez nesta etapa. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a sete.

 

3.2.4.     Será permitida a consulta a um dicionário impresso.

3.2.5.     O candidato poderá comprovar, alternativamente, proficiência em língua estrangeira, apresentando no ato da inscrição, cópia de um dos seguintes certificados:

a)   PROJELE/UFMS (certificado de suficiência em exame específico para seleções em pós-graduação);

b)   DELF (B2) (Diplôme d'Etudes en Langue Française) ou DALF (C1 ou C2) (Diplôme Approfondi de Langue Française);

c)    DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), mínimo B2 ou Intermediário.

d)   Cultura Inglesa, União Cultural Brasil-EUA, Alumni (Inglês) – certificados e pontuação: Test of English as Foreign Language – TOEFL (mínimo 190 pontos para o Computer-based-Test – CBT; mínimo 520 pontos para o Paper-based-Test – PBT; mínimo 68 pontos pela o Internet-based-Test – IBT); Internacional English Language Test – IELTS – mínimo 6,0 pontos.

 

3.3.       2ª etapa Prova de Conhecimentos Teóricos (PCT)

3.3.1.      A prova de conhecimentos teóricos constará da resposta a uma das questões sorteadas, que versarão sobre o conteúdo da área de concentração (Linguística e Semiótica ou Literatura, Estudos Comparados e Interartes), indicada pelo candidato no ato de inscrição.

3.3.2.      O candidato deverá demonstrar, no conteúdo e na forma do texto a ser elaborado, o domínio teórico dos temas abordados, bem como das normas para a produção de um texto argumentativo em língua portuguesa.

 

 

3.3.3.      As sugestões de bibliografia para esta etapa estão disponíveis no Anexo 03 e no site do Programa www.ppgel.ufms.br.

3.3.4.      Quando da correção das provas, a Comissão de Seleção deverá observar o que estabelece o item 2.1.6. para os candidatos que tiveram sua solicitação atendida para atendimento diferenciado.

3.3.5.      Será atribuída nota de zero a dez nesta etapa, que terá peso dois. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a sete.

3.3.6.      Os critérios de correção das questões da prova de conhecimentos teóricos são:

a)   Domínio de conteúdo (5 pontos);

b)   Capacidade argumentativa e de articulação de ideias sobre o tema (2,5 pontos);

c)    Clareza de comunicação e uso de registro adequado de linguagem (2,5 pontos).

 

3.4.       3ª etapa Análise de Currículo

3.4.1.      A avaliação do Currículo Lattes terá como base os últimos cinco anos.

3.4.2.      A análise de currículo, com limite máximo de 10 pontos, será baseada no Formulário para Análise de Currículo (Anexo 01).

 

 

3.5.       4ª etapa Análise, Arguição e Defesa do Projeto de Pesquisa (AADP)

3.5.1.      Na análise, arguição e defesa do projeto de pesquisa, o candidato deverá demonstrar domínio teórico-metodológico na área do seu projeto de pesquisa.

3.5.2.      O candidato deverá ser claro e objetivo, sem omitir quaisquer informações solicitadas pela Comissão em relação ao seu projeto de pesquisa e disponibilidade para os estudos e atividades do curso.

3.5.3.      Na análise, arguição e defesa do projeto de pesquisa, será eliminado do Processo Seletivo o candidato que não observar a temática da área de concentração pretendida; além disso, levar-se-ão em consideração os seguintes critérios:

a)   Clareza e propriedade da linguagem: emprego da norma padrão da língua portuguesa e de terminologia da área (1 ponto).

b)   Argumentação, organização e articulação de ideias e conceitos (2 pontos).

c)    Coerência interna da proposta: relação entre objeto, objetivos, metodologia e justificativa/fundamentação teórica (3 pontos).

d)   Autonomia crítica, demonstração de conhecimento de questões contemporâneas da área e atualização bibliográfica (3 pontos)

e)    Adequação do projeto à proposta do Programa (1 ponto).

 

3.5.4.      A arguição e a defesa do projeto de pesquisa serão gravadas e os respectivos áudios arquivados.

3.5.5.      Será atribuída nota de zero a dez nesta etapa. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a sete.

 

3.6.        Observações gerais:

3.6.1.      Para a realização das etapas, o candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de quinze minutos, portando documento de identidade original, ou Formulário de Identificação Especial (Anexo 04), também disponível no site do Programa. Para as provas relativas à primeira e à segunda etapa do Processo Seletivo, o candidato deverá fazer uso de caneta de cor preta ou azul.

 

3.6.2.      Ao candidato só será permitida a realização das etapas presenciais em respectiva data, local e horário definidos neste Edital ou em convocação, sendo o candidato identificado nas diferentes etapas do Processo Seletivo pelo seu número de inscrição.

3.6.3.      O horário de início das provas poderá, excepcionalmente, sofrer atraso por motivos justificáveis, sem acarretar em prejuízo de sua duração.

3.6.4.      O não comparecimento em data, horário e local previstos neste Edital, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Processo Seletivo.

3.6.5.      O candidato poderá ser eliminado do Processo Seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, em casos de burla ou da tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital ou a outros relativos ao Processo Seletivo, aos comunicados ou às instruções ao candidato, bem como o tratamento incorreto e descortês a qualquer pessoa envolvida na seleção e qualquer tipo de consulta não autorizada ou comunicação entre candidatos.

3.6.6.      O preenchimento da Folha de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas que lhe forem dadas. A Folha de Respostas não poderá ser assinada, rubricada, nem conter qualquer palavra, marca ou caractere que permita a identificação do candidato perante a Comissão de Seleção, sob pena de sumária desclassificação e/ou eliminação do candidato. Todo material utilizado nas provas deverá ser devolvido juntamente com a Folha de Resposta (Etapas 1 e 2).

3.6.7.      As provas e áudios dos candidatos aprovados e reprovados serão arquivados, ficando, contudo, assegurado o direito de acesso a eles por meio do pedido de vistas no prazo estabelecido, neste edital, para solicitação de recursos.

 

4.             DA CLASSIFICAÇÃO

4.1.       Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final, que resulta da média das notas obtidas em cada etapa, e é definida pela seguinte fórmula:

PCT x 2 + AADP + AC

4

4.2.       Como critério de desempate, na hipótese de igualdade de nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

 

a)  obtiver maior pontuação na arguição e defesa do projeto de pesquisa;

b)  obtiver maior pontuação na prova de conhecimentos teóricos;

 

c)  obtiver maior pontuação na análise de currículo.

 

5.             DOS RECURSOS:

 

5.1.       O candidato poderá requerer recurso ao resultado das etapas, devendo utilizar o Formulário de Recurso (Anexo 05).

5.2.       Admitir-se-á um único recurso, por etapa, por candidato, a ser encaminhando para o e-mail do Programa www.ppgel.ufms.br, com cópia para o e-mail da Coordenação coordenacaoppgmel@gmail.com.

5.3.       O prazo de entrega do recurso varia de acordo com a etapa:

a)      Recurso da 1ª etapa: até às 17 horas do dia 19/06/2019;

b)     Recurso da 2ª etapa: até às 17 horas do dia 28/06/2019;

c)      Recurso da 3ª e 4ª etapas: até às 17 horas do dia 09/07/2019;

d)     Recurso contra o resultado preliminar: até às 17 horas do dia 11/07/2019.

5.4.       O resultado da análise dos recursos será divulgado no endereço www.ppgel.ufms.br.

 

6.             DA HOMOLOGAÇÃO

 

6.1.       O resultado final do Processo Seletivo, depois de decididos todos os recursos interpostos, será homologado pelo Colegiado de Curso por meio de Resolução, publicada no Boletim de Serviço da UFMS e divulgada no mural da Secretaria de Curso e no site do Programa www.ppgel.ufms.br, a partir do dia 12/07/2019.

6.2.       Os candidatos selecionados para as vagas deverão realizar a matrícula online no período de 15 a 17 de julho de 2019. Nos dias 18 e 19 de julho, haverá conferência obrigatória dos documentos originais anexados no portal.

 

7.             DAS DEMAIS DATAS

 

Datas

Eventos

15 a 17/07/2019

Matrícula online de alunos regulares e visitantes, via SigPós.

12/08/2019

Início das aulas/Reunião com a coordenação

 

8.             DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1.       Os itens constantes do Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado.

8.2.       O prazo deste Edital termina em trinta dias após o período de matrículas. Em caso de desistência, poderão ser convocados candidatos habilitados no Processo Seletivo de acordo com a classificação. A Comissão de Seleção, no entanto, reserva-se o direito de não preencher as vagas previstas.

8.3.       Para a matrícula, o candidato não titulado até a inscrição deverá apresentar uma cópia autenticada do histórico escolar e do diploma de mestrado, frente e verso, ou equivalente.

8.4.       Será desclassificado e excluído do Processo Seletivo o candidato que, sendo concluinte de curso de mestrado, não apresentar comprovante de conclusão de curso na matrícula.

8.5.       O aluno matriculado deverá manter atualizados seus dados pessoais, meios de contato e seu endereço até o final dos estudos, na Secretaria de Curso.

8.6.       Não será permitido ao aluno selecionado o trancamento de matrícula no primeiro semestre letivo.

 

8.7.       A aprovação na Seleção não garantirá a obtenção de bolsa de estudo, a qual dependerá das cotas recebidas pelo Programa, das Agências Financiadoras, das normas dessas agências e das normas do próprio Programa.

8.8.       Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado de Curso, no âmbito de sua competência.

 

 

 

ELIZABETE APARECIDA MARQUES


 

 

ANEXO 01

 

FORMULÁRIO PARA ANÁLISE DE CURRÍCULO

DOUTORADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS

PROCESSO SELETIVO 2019.2

 

PARTE I – Produção Científica, Tecnológica e Artística (Até 6,0)

 

 

 

Qtde

Peso

Total

1

Artigos publicados ou aceitos (aceitação comprovada com documentação pertinente, anexa ao curriculum vitae - CV Lattes), em periódicos científicos especializados internacionais e nacionais:

 

1.1 Indexado com conceito A1 (QUALIS)

 

 

0,6

0

 

1.2 Indexado com conceito A2 (QUALIS)

 

 

0,5

0

 

1.3 Indexado com conceito B1 (QUALIS)

 

 

0,4

0

 

1.4 Indexado com conceito B2 (QUALIS)

 

 

0,3

0

 

1.5 Indexado com conceito B3 (QUALIS)

 

 

0,2

0

 

1.6 Indexado com conceito B4 (QUALIS)

 

 

0,2

0

 

1.7 Indexado com conceito B5 (QUALIS)

 

 

0,2

0

 

1.8 Indexado com conceito C (QUALIS)

 

 

0,1

0

2

Resenhas bibliográficas publicadas em periódicos científicos especializados nacionais e internacionais, com corpo editorial

 

 

0,1

0

3

Prefácio, posfácio, verbete

 

 

0,1

0

4

Participação em Eventos Científicos

 

4.1 Trabalhos completos em anais de eventos internacionais (mínimo 5 páginas)

 

 

0,2

0

 

4.2 Trabalhos completos em anais de eventos nacionais (mínimo 5 páginas)

 

 

0,1

0

5

 Livros com corpo editorial e com ISBN

 

5.1 Livros publicados

 

 

0,6

0

 

5.2 Capítulos de livros publicados

 

 

0,3

0

 

5.3 Capítulos de livros publicados (coautor)

 

 

0,2

0

 

5.4 Traduções de livros completos

 

 

0,3

0

 

5.5 Traduções de capítulos de livros

 

 

0,1

0

6

Organização e editoração de livros e periódicos, com corpo editorial.

 

 

0,3

0

PARTE II – Experiência Profissional (Até 4,0)

 

 

 

Qtde

Peso

Total

10

Orientações concluídas e aprovadas

 

10.1 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação.

 

 

0,1

0

 

10.2 Iniciações Científicas.

 

 

0,2

0

 11

Participação em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso

 

 

0,1

0

12

Professor de Ensino Superior (por ano de exercício)

 

 

0,5

0

Total de pontos

 

 

 


ANEXO 02

 

FORMULÁRIO DO PROJETO DE PESQUISA

DOUTORADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS

PROCESSO SELETIVO 2019.2

 

Obs.: Este documento não pode ter nenhum tipo de identificação ou marca ou nome de outra pessoa que caracterize identificação, caso isso ocorra, o projeto será indeferido.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

FACULDADE DE ARTES, LETRAS E COMUNICAÇÃO

1 PROJETO DE PESQUISA DE DOUTORADO

1.1   TÍTULO DO PROJETO:

(Deve ser escrito em caixa alta sem negrito e centralizado)

 

1.2   ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

 

(   ) LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA

(   ) LITERATURA, ESTUDOS COMPARADOS E INTERARTES

 

1.3   LINHA DE PESQUISA/ÀREA DE CONCENTRAÇÃO:

 

LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA

(   ) Práticas e Objetos Semióticos

(   ) Descrição e Análise Linguística

(   ) Linguagens, Identidades e Ensino

 

Indicação orientador (1ª opção): _______________________________________

Indicação orientador (2ª opção): _______________________________________

 

LITERATURA, ESTUDOS COMPARADOS E INTERARTES

(   ) Estudos Transdisciplinares

(   ) Representação, Cultura e Literatura

(   ) Linguagens, Identidades e Ensino

 

Indicação orientador (1ª opção): _______________________________________

Indicação orientador (2ª opção): _______________________________________

 

Para preenchimento da Comissão do Doutorado em Estudos de Linguagens

Código:

 

Formulário

Deferido: (   )

Indeferido: (   )

Observações:

2         RESUMO:

Resumo do projeto, máximo 14 linhas, espaço entre linhas simples, alinhamento justificado.

3         INTRODUÇÃO:

Texto dissertativo indicando: a delimitação do tema, o problema, o tipo de pesquisa a ser desenvolvido.

4    JUSTIFICATIVA:

Texto dissertativo indicando: a justificativa (razões que motivaram a proposição do projeto e a sua relevância) e uma prévia revisão bibliográfica, apontando os elementos importantes sobre o assunto escolhido e sobre o problema a ser investigado no decorrer da pesquisa (conceitos, histórico, outras pesquisas já realizadas sobre o assunto, etc.

Não deixe de citar os autores consultados. Digite o texto em espaço 1,5 entrelinhas, espaçamento 6 pts antes e depois entre parágrafos, fonte Arial tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citações fora do corpo do texto (as que tiverem mais de 3 linhas, conforme ABNT).

5    OBJETIVOS:

Relacionar o que se pretende alcançar com a execução do projeto. Os objetivos poderão ser indicados em tópicos, com redação concisa. É preciso observar a possibilidade do alcance dos objetivos previstos, considerando-se o tempo disponível, a capacitação técnico-científica do pesquisador, os recursos humanos e os materiais acessíveis.

6    METODOLOGIA

Apresentar resumidamente os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas para a coleta, a tabulação e análise dos dados. A metodologia varia conforme o tipo de pesquisa. Vale ressaltar que as pesquisas que requerem coleta de dados em campo devem ter a clara descrição da população a ser investigada, critérios para a definição da amostra, tipos de instrumentos para a coleta, técnica/método para tabulação e análise de dados.

 

OBS: No cronograma de execução a seguir, é necessário indicar as etapas de execução em 48 meses (incluindo-se a defesa da tese).

7    CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Ano:

AÇÕES/ETAPAS

J

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ano:

AÇÕES/ETAPAS

J

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ano:

AÇÕES/ETAPAS

J

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ano:

AÇÕES/ETAPAS

J

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8    REFERÊNCIAS:

Relacionar, segundo a ABNT/NBR 6023/2002, a literatura efetivamente citada na escrita do projeto.

 

 


ANEXO 03

 

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA A PROVA DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS

DOUTORADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS

PROCESSO SELETIVO 2019.2

 

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO::

LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.

BENVENISTE, ÉmileProblemas de linguística geral II. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2006.

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Org.). Introdução à Linguística, Volume 3: Fundamentos Epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2009.

LYONS, John. Linguagem e Linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1987.

LUCCHESI, Dante. Língua e sociedade partidas: a polarização sociolinguística do Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2012.

KRISTEVA, Julia. História da linguagem. Lisboa, PT: Edições 70, 2003.

 

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

LITERATURA, ESTUDOS COMPARADOS E INTERARTES

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: T. A. Queiroz; Editora 34, 1999.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP: EDUSC, 2001. (Coleção Verbum).

PESSANHA, Juliano G. Recusa do não-lugar. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: edição ampliada. Pernambuco: Editora Cepe, 2019.

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica Cult. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

 


 

ANEXO 04

 

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO ESPECIAL

DOUTORADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS

PROCESSO SELETIVO 2019.2

 

Candidato: Imprima este formulário caso esteja impossibilitado de apresentar documento de identidade oficial nas etapas presenciais, por motivo de perda, roubo ou furto.

Anexe o registro da ocorrência em órgão policial.

 

 

Nº de Inscrição:

 

 

Área de Concentração:

 

 

Linha de Pesquisa:

 

 

Nome do candidato:

 

 

Nome da mãe:

 

 

 

 

________________________________, _____/_____/______.

                                                    Local                                         Data

 

 

 

Assinatura do Candidato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

ANEXO 05

 

FORMULÁRIO DE RECURSO

DOUTORADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS

PROCESSO SELETIVO 2019.2

 

 

Campo Grande, MS - Data:

 

1 Dados de Identificação:

1.1 Nome do Candidato:

1.2 Nº do Documento de Identidade:

1.3 Nº de Inscrição:

1.4 Área de Concentração:

1.5 Linha de Pesquisa:

1.6 Objeto do recurso:

Inscrição (   )

Isenção (   )

1ª Etapa (Prova de Conhecimentos Teóricos) (   )

2ª Etapa (Prova de Língua Estrangeira) (   )

3ª Etapa (Análise de Currículo) (   )

4ª Etapa (Defesa do Projeto de Pesquisa) (   )

2 Fundamentação e argumentação lógica:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

ANEXO 06

 

 

PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

DOUTORADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS

PROCESSO SELETIVO 2019.2

 

Candidato: Leia a Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013 antes de submeter seu pedido.

Ao candidato que comprovar o inciso I do Parágrafo Único do Art. 1º da referida lei será assegurada isenção parcial de 50% do valor da taxa.

 

Nome do candidato:

 

Nº de Inscrição:

 

Área de Concentração:

 

Linha de Pesquisa:

 

Comprovantes anexados:

(   ) renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

(   ) ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

 

 

DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA FINANCEIRA

 

Declaro, para efeito de solicitação de concessão da isenção de pagamento de taxa de inscrição do Processo Seletivo 2019.2 – Doutorado em Estudos de Linguagens, que apresento condição de hipossuficiência financeira, nos termos da Lei 12.799 de 10 de abril de 2013.

Declaro também estar ciente de que a veracidade das informações e documentações apresentadas é de minha inteira responsabilidade, podendo a Comissão do Processo Seletivo, em caso de fraude, omissão, falsificação, declaração idônea, ou qualquer outro tipo de irregularidade, proceder o cancelamento da inscrição e automaticamente a eliminação do Processo Seletivo, podendo adotar medidas legais contra minha pessoa, inclusive a de natureza criminal.

 

 

_____________________________,______ de _______ de 2019.

 

 

__________________________________


Assinatura DO Candidato

 

 

 

ANEXO 07

SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PROCESSO SELETIVO 2019.2

 

Candidato: Não preencha este campo. Ele será utilizado pelo Programa de Pós-Graduação.

Horário de recebimento: _____h_____

Rubrica ou assinatura:

 

À Comissão de Seleção – Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação

 

Eu,________________________________________________________, inscrito sob o nº__________________ e nos termos do Artigo 27 do Decreto nº 3.298 de 20/12/1999, solicito atendimento diferenciado conforme segue:

 

Tipo de deficiência:

Tipo de atendimento especial:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempo adicional: sim (   ) nos termos do artigo 30, inciso V, da Lei nº 13.146 de 06/06/2015.

                            não (   ).

Data:

Nº de Inscrição:

Assinatura:

Instruções para o Programa de Pós-Graduação:

1.            Protocolar horário de recebimento da solicitação.

2.            Cortar na linha tracejada.

3.            Entregar a parte superior a Comissão de Seleção para análise.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 08

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO

 

 

 

Nome:________________________________________________________________

Inscrição:__________________________

 

Declaro ser....................................................................... (indicar se é negro(a), de cor preta ou parda, indígena ou pessoa com deficiência) e assumo a opção de concorrer às vagas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, nível mestrado acadêmico, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio do Sistema de Ações Afirmativas para negros(as), indígenas e pessoas com deficiência, de acordo com os critérios e procedimentos inerentes ao sistema. As informações prestadas nesta declaração são de minha inteira responsabilidade, estando ciente que poderei responder criminalmente no caso de falsidade. Por ser verdade, firmo esta declaração.

 

 

 

 

Campo Grande, ___ de _____________ de 2019.

 

 

_______________________________

Assinatura do candidato